Egoísta

Art of Living - Rene Magritte - 1967

Se eu me preocupar comigo mesmo eu sou egoísta, é isso? Certo. Mas se eu me preocupo comigo tendo cuidado de ser um cidadão, ainda sou egoísta? Talvez. É, talvez. Pois bem: se eu me preocupo comigo sendo cidadão quer dizer que eu terei cuidado ao andar no trânsito, só passarei pela faixa de pedestre ou respeitarei a faixa quando estiver no volante. Pagarei meus impostos, mas também exigirei do governo retorno deles. Como egoísta, exigirei do médico ou de qualquer outro servidor público respeito aos meus direitos assegurados, mas não me excederei, afinal, se me preocupo comigo não posso cometer equívocos que me leve a ser processado ou para a cadeia. Portanto, preocupado comigo mesmo eu não quero ir para a cadeia e nem pretendo ser agredido por nenhum militar enfurecido. Terei parcimônia.

Também não quero irritar minha mulher, então a tratarei com zelo e carinho, afinal, se ela, ou eu, estivermos mal, deixaremos a minha casa em desordem. Dois estranhos no mesmo espaço. Frialdade, tristeza mútua.
Também devo cuidar das minhas filhas. Elas são pequenas e precisam saber que têm um pai olhando por elas. Fazendo isso eu continuo cuidando de mim mesmo e, portanto, sendo egoísta. Porque se eu não cuidar delas posso ser enquadrado em alguma penalidade, abandono de incapaz, negligência com menores, irresponsabilidade paterna, o pior dos pecados. Corro o risco de, sendo egoísta, tornar minhas filhas do mesmo jeito, fazendo-as com que cuide de seus estudos, protejam a sua casa e as suas integridades, afinal, egoístas pensam em si primeiro. De toda maneira, se o homem é instintivo – e o próprio Direito defende isso – ele é egoísta por natureza.


Então eu sou egoísta, penso primeiro em meu umbigo, mas sou tão egoísta que não quero ninguém me enchendo o saco, portanto, falo quando necessário, ouço do mesmo jeito e faço o meu trabalho como acho que deve ser feito. Sim, porque como bom egoísta, eu quero ser o melhor profissional na minha repartição porque mereço as promoções que aparecerem. Mas, egocêntrico, não aceito adular ninguém, nem a mim mesmo no espelho, visto que a imagem que lá está pode não representar-me exatamente.
Então, pelos meus cálculos eu sou egoísta, certo, mas e daí, vai encarar?

Comentários

Postagens mais visitadas