Desculpe-me

Margaret Keane

Com todo este clima de pessimismo no Brasil, não vi ninguém pedindo desculpas. No entanto, um ato tão nobre não pode deixar de ser feito, afinal, somos o país da boa convivência. Por isso, vim aqui, publicamente, me desculpar por tudo.

Desculpem. Eu sei que o governo que temos não é o mais adequado. Na verdade, nunca vi um brasileiro gostar de seus governos, quaisquer que sejam. Só vejo isso nos cinemas americanos e é tão bem feito que até os brasileiros preferem os governos de lá.

Mas eu me desculpo pela gasolina, pela inflação, pela corrupção na Petrobras, pelo desemprego. Não, pelo desemprego não, porque estamos bem aí. Distribuição de renda, não, desigualdade social, não, enfim, pelo início do parágrafo.

Desculpo-me principalmente pela corrupção. Este é o mal mais grave desta nossa sociedade política. Como a Petrobras é o alvo, começo por ela. Nunca no mundo, segundo a imprensa, houve uma empresa envolvida em tanta corrupção. Continua sendo a maior empresa do país e de onde sai a grana para manter a maioria dos programas sociais, mas é corrupta e, portanto, talvez fosse bom vendê-la.

Então me desculpe pela Petrobras, mas também pelos médicos que faltam à escala de plantão. Acho justo que faltem, eles ganham pouco. Desculpe-me pelo funcionário público que só bate o ponto ou que não atende bem; os que não atendem de jeito nenhum e que andam com aquele aviso de assédio moral na mão.

Desculpe-me pelo número de multas aplicadas pela sinalização eletrônica. Essa indústria da multa é um absurdo. Essa desculpa de que só se multa quem está errado não cola. Geralmente, a gente só passa no sinal amarelo e quem não estaciona na faixa ou anda dois dedinhos acima da velocidade? Bobagem! É como aquele negócio de chegar na hora: para que isso? O importante é chegar!

Como é mais fácil atirar no governo federal, desculpe-me pelos que cobram que olhem para o Congresso, Judiciário, câmaras municipais, assembleias legislativas. O legislativo e o judiciário são muito complexos e, como não entendemos suas funções, acho absurdo perder tempo cobrando deles. Tá, eles ganham muito, mas essa conta também é complicada. A culpa é da Dilma e pronto, afinal, só os políticos são corruptos.

Para resumir, desculpe-me por você ser brasileiro. Tanto país na Europa para você nascer, vir parar logo aqui. Sem dúvida a culpa é de Deus e, embora eu não seja cristão, peço desculpas por ele, já que ninguém pede.


Aliás, a culpa de tudo isso começa com ele, afinal, não tem sido justo com os brasileiros como é com os alemães, por isso, nos manda governos ruins. Custa ter mais atenção e nos mandar governantes sérios, honestos e flexíveis para nossas bobagenzinhas éticas e criminais de todo dia? Além de pagar impostos, precisamos fiscalizar? Pelamordedeus! Poxa, se pagamos impostos, tudo o que queremos é que nos deem a vida que merecemos. Só o que for justo para nós.

Comentários

Postagens mais visitadas