Política de menino




Um dos meus sonhos de menino era ver o país alcançando o patamar de primeiro mundo. Dava mais importância a isso do que a qualquer outra coisa. Foi logo no início, quando pensava que a juventude poderia mudar o mundo a partir das minhas análises aprendidas no movimento sindical e compartilhadas entre os socialistas bucólicos dos meus 13 anos.

Isaac e eu fazíamos verdadeiras conferências para discutir o futuro do Brasil e as influências norte-americanas. Eu era o Lula e ele o FHC e, vez ou outra, entrávamos em conflito. Isailton e Isiane, seus irmãos, nos chamavam de tolos. Era a opinião pública. Mas quem resolvia as quizilas, era sua avó, dona Joana, o FMI.

O tempo passou e acabamos nos afastando geograficamente. Na verdade, quase não nos falamos mais, como fazem o Lula e o FHC. Mas nossas análises, simplórias ou infantis, deram resultado. O país mudou como prevíamos. De proletariado reprimido, cheguei à classe média e alcancei Isaac, como fizeram outros milhões.

A TV já não fala tão mal de nós mesmos e nem tão bem dos EUA como antigamente. Embora ainda exista o complexo, o Nordeste não é mais tão marginalizado e o sudestino nem parece tão bonito como parecia ser. Possuir TV, Carro e entrar na faculdade não definem mais o sujeito rico e a eletricidade apagou as lamparinas do sertão.

Um operário assumiu o governo e passou para uma mulher. Governadores já foram presos, deputados cassados e ministros caem como manga madura. Não sei se por ironia ou para dar uma resposta a mim e a Isaac, de repente, os EUA entraram em crise, a Europa se prepara para enfrentar uma recessão e o Brasil começou a emprestar dinheiro ao FMI.

Confesso que não sei por onde anda Isaac, mas penso nele com regularidade. Mais que vizinhos, éramos quase irmãos, embora divergentes políticos. Sobrevivemos às épocas tristes e crescemos com o país que temos. Soube que ele está no serviço público tentando fazer os homens do futuro. Talvez, não sejamos felizes como pensávamos que seríamos, mas fico pensando se ele sabe que nossas idéias mudaram o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas